sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Não era tudo! Tem mais um pouquinho de história sobre os Wilburys...

Então... Por incrível que pareça tem mais, sim, de Traveling Wilburys.

Algum tempo depois do que contei no primeiro post, minha atenção foi novamente capturada. Com algum dinheiro na carteira em 90, 91, eu tentava achar o álbum do Traveling Wilburys para comprar, e o famoso Alemão, da Pop's Discos, me perguntou: "O Volume 1 ou o Volume 3?". Sem entender eu respondi, meio que jocosamente: "Volume 2" e fiquei mais surpreso quando ele retrucou "Volume 2 não existe, só Volume 3". Insisti, escancarando publicamente minha ignorância musical: "Esgotou?" e o Alemão, confirmando minha ignorância com letras maiúsculas: "Não, não existe, mesmo".

Comprei o Volume 1 nesse dia, em vinil, e num lance de sorte achei o Volume 3 uns anos depois, já em CD. E há muito pouco tempo, através de um amigo, fiquei sabendo que ambos, 1 e 3, ficaram fora de catálogo por muitos e muitos anos. Parece que agora dá prá comprar os dois, juntos ou separados, em versões simples ou luxuosas e cheias de história, que em muito poderiam melhorar este post.. Bom, dada minha notória ignorância no tema, acredito que o nível de informação aqui existente pode ser muito melhorado...

Mas ainda falta dizer como a banda surgiu. Deixei para o fim porque só obtive essa informação no fim, há uns poucos anos: "Handle With Care", a música que ouvi no rádio do Voyage, deveria ser o lado B de um single de George Harrison que teria como Lado A uma música de Cloud Nine (já falei deste também). O estúdio onde seria gravado tinha, nesse dia, em diferentes salas, vários velhos amigos de George Harrison. Ele resolveu mostrar a música e de repente até pegar um "backing vocals" deles. Todo mundo achou a música boa, e fizeram vários "takes" entre eles um em que não faziam backing, mas sim cantavam alternadamente, cada um deles, partes sucessivas da música. Foi a melhor versão, todo mundo achou bom demais para ser um Lado B, e resolveram lançar como um Lado A de um single de uma banda fictícia. Nasceu aí o Traveling Wilburys. Logo após a gravação do Volume 1 o Roy Orbison morreu. Por isso (ou não por isso, sei lá) nunca saiu um Volume 2. Mas em 1990 os quatro remanescentes resolveram gravar juntos de novo, e surgiu o Volume 3, não tão bom quanto o outro, mas muito bom. Destaco "New Blue Moon", uma música ótima para qualquer um que curte o rock básico do início dos anos 60, ou seja, Traveling Wilburys, sua mais moderna tradução.

E nestes tempos em que George Harrison juntou-se a John Lennon, Roy Orbison e tantos outros, formando uma super-banda do outro lado, vale a pena ouvir aqui três trechos de três músicas, só prá ficar com vontade de sair e comprar o box completo de Traveling Wilburys.

Nenhum comentário: